Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Noite de autógrafos e a descoberta da poesia II

Quem viu a postagem semana anterior sabe que eu consegui realizar, com meus amigos, um Sarau. O resultado foi bacana pra Malu. Falei também que não houve pressão sobre as crianças e que estas ficaram a vontade em seus movimentos e brincadeiras. Bem, esta semana teve noite de autógrafos com autor de literatura infantil na escola de minha filha, ela e os coleguinhas  excitadíssimos, conversas ao telefone, preparação, o tempo todo falando qual livro iriam escolher. Muito bacana a iniciativa da escola, incentivos festivos, certamente deixará a marca de que ganhar um livro traz sempre alegria! Mil avisos por parte da pequena sobre o grande dia! Na quinta passada, fez questão de ficar desde o fim da aula, o evento começaria as 19 horas. Acertadamente o autor Caio Riter, super acessível e carinhoso, já estava a postos, quando chegamos eu e Yuri, às 18 horas. O livro escolhido por Malu foi "Tantos Barulhos", ilustrado por Martina Schreiner da editora Edelbra, ela disse "Quero esse mamãe, ele é cheio de historinhas", mostrei outros, mas ela já estava resolvida. Tinha sido apresentado a poesia O atchim do Pinguim, conteúdo do livro. E ela ficou encantada. Depois de um Sarau, somente podia ser um livro recheado de poema. Cada poesia vem acompanhado de uma bela ilustração,  e muitos barulhos, o autor através de onomatopéias, palavras que expressam sons, exemplos: Vrum, pom, miau, traz uma linda sonoridade aos vários sonetos. O autor brinca com o universo infantil: as brincadeiras, brinquedos, animais e objetos. Estimula o amor à natureza, à ecologia e à percepção do ambiente.






 Claro que fotografamos o grande evento e o momento do autógrafo

Sobre o autor descobri que Caio Riter é também professor, tem livros inclusive voltado para o público adulto sobre o incentivo a leitura.A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM CASA E NA ESCOLA ,este está na minha lista, aqui ele traz sua própria experiencia familiar de formação em leitor, assim como sua aprendizagem como docente, apontando caminhos pra professores e pais. Doutor em Literatura Brasileira tem uma serie de livros voltados à literatura infantil, segue abaixo seu site.



Foi maravilhoso chegar em casa e ver nossa pequena nem esperar, os pais, deitada em sua cama procurava ler seu poema favorito. Muita gratidão a escola, a Caio Riter e a minha família por ter me estimulado com suas contações de histórias. Ah, o evento foi uma parceria com a livraria LDM, adquirimos o livro por 39 reais.

2 comentários:

  1. Mas que bacana, Ana Paula, saber dos "bastidores" do evento. Fico bem feliz de poder, com minhas palavras poéticas, contribuir com o amor da tua pequena pelos livros. Quem é mordido pelo vírus da leitura fica contaminado para sempre. Abraços e grato pelas palavras de carinho.

    ResponderExcluir
  2. Caio Riter muito feliz com a atenção, Malu e eu agradecemos e seguimos lendo seu livro, um pouquinho todas as noites!

    ResponderExcluir